17 Novembro 2016

Saiba qual a importância da água para o seu corpo e sua pele!

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Você já parou para pensar como a água faz parte do sue dai-a dia?
A água está presente desce o momento em que você acorda e escova os dentes até a hora do banho antes de dormir.

A água é o nutriente mais importante para a manutenção da vida, a quantidade de água no organismo varia de acordo com a idade, sexo e quantidade de gordura corporal. De maneira geral a água forma 2/3 do nosso peso corporal - 83% do sangue, 75% dos músculos, 74% do cérebro e 22% dos ossos.

 
A quantidade de água varia entre indivíduos, dependendo da proporção entre músculo e tecido adiposo.

% DE ÁGUA EM HOMENS
Idade % de água corporal total
12- 18 anos 52- 66
19-50 43-73
>50 47-67
% DE ÁGUA EM MULHERES
Idade % de água corporal total
12- 18 anos 49-63
19-50 41-61
>50 39-57

Recomendação de água: A quantidade perdida nas 24 horas deve ser reposta ao longo do dia para manter a saúde e funcionamento do organismo. A recomendação diária, segundo publicação de 2004 do Instituto de Medicina é de 35 ml/kg para adultos ou em média 3,7L para homens e 2,7L para mulheres, incluindo água total de bebidas como chá, café, sucos e presente em alimentos.


A contribuição dos alimentos para a ingestão de água e o estado de hidratação:

ALTO TEOR DE ÁGUA BAIXO TEOR DE ÁGUA
ALIMENTO CONTEÚDO DE ÁGUA% ALIMENTO CONTEÚDO DE ÁGUA%
Alface americana 96 Carne bovina cozida 50
Abobrinha cozida 94 Queijo cheddar 37
Picles 92 Pão 36
Melão 90 Biscoito 4
Laranja 87 Nozes 4
Maça 86 Cereais de milho 3
Pera 84 Amendoim torrado 2

A desidratação, que começa com a perda de 2 a 3% do peso corporal, causa sintomas como: Vômito, diarreia, tontura, fraqueza, febre, câimbras, sonolência, boca seca, dor de cabeça, tontura e sede.


Avaliação do estado de hidratação:

    Volume urinário em 24h: O volume da urina pode ser utilizado como um indicador do estado de hidratação dor corpo. O debito urinário varia inversamente ao  estado de hidratação do corpo.
  1. 1 a 2L/dia – para quem consome grandes quantidades de líquidos
  2. 500 ml/dia – débito urinário mínimo.

O que pode afetar o volume urinário?

  • Atividade física e o clima (em dias quentes indivíduos desidratados podem apresentar um débito inferior). Exercício de exaustão por calor reduzem 20% a 60% o debito urinário.
  • Clima frio e baixa concentração de oxigênio (hipóxia) aumentam o debito urinário.
  • Pessoas mais velhas e saudáveis não conseguem concentrar a urina como os jovens, por isso, em estado de euidratação, terão debito urinário mais alto.

Cor da Urina:

A escala numerada varia de um amarelo claro (número 1) ao verde amarronzado (número 8) Quando mais clara a urina, mais hidratado está o seu organismo.

1 – 2 – Bem Hidratado

3 – 4 – levemente Desidratado

5 – 6 – Moderadamente Desidratado

7 – 8 – Severamente Desidratado

 

Sede:

Como resposta fisiológica à desidratação a sede é um indicador confiável para 1% a 2% da desidratação. Quando uma pessoa refere que está sentindo “um pouco de sede” ou “sede moderada” já deve considerar que está levemente desidratada. A sede é uma estimativa de desidratação leve, e sua maior função é lembrar às pessoas que devem ingerir líquidos em volume adequado.

As principais funções da água no organismo são:

  • Transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo;
  • Remover produtos de excreção através da urina e das fezes;
  • Regulação da temperatura corporal , quando o corpo está excessivamente quente, a sudorese se eleva a fim de liberar calor através de liberar calor pela evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo abaixamento da temperatura corporal, esse mecanismo chama-se termorregulação.

 

Importância da água para a pele: Uma alimentação equilibrada, associada a um estilo de vida saudável pode contribuir com a saúde da pele fornecendo os nutrientes responsáveis por garantir sua integridade, elasticidade e brilho natural.

  • Evitar excesso de gorduras; Ingerir uma quantidade adequada de proteínas: melhoram a recuperação tecidual e favorecem o equilíbrio celular e o crescimento celular;
  • Manter uma hidratação adequada: o consumo de água é imprescindível à beleza, controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular;
  • Ingerir diariamente frutas verduras e legumes – esses alimentos são ricos em fibras desempenhando um papel importante na saúde da pele, pois contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando a eliminar as toxinas.

 

Qual o papel da água para manter uma pele saudável?

A ingestão adequada de água favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e garante a sua hidratação. Além disso, a água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo.

Não se esqueçam de utilizar cosméticos que equilibram o nível de água da pele, ativos que induzem a hidratação como o colágeno biotecnológico.

 

Orientações Gerais:

1. A agua é essencial à vida;
2. Beba cerca de 1 a 2 L de líquidos por dia;
3. Confiar na sensação de sede nem sempre garante a ingestão adequada de água;
4. Beba pequenas quantidades de cada vez e frequentemente ao longo do dia, antecipando a sensação de sede;
5. Esteja atento a sinais associados à desidratação, aumentando a ingestão de líquidos nestas situações: (sede, urina de cor intensa e com cheiro, cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória).
6. O consumo de diferentes bebidas- leite, água chá, suco de fruta, café e isotônicos podem contribuir para atender as necessidades básicas de água;
7. Alguns alimentos: frutas, hortaliças, sopas e laticínios podem também contribuir par atender as necessidades de água no nosso organismo.

 

 

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Last modified on 17 Novembro 2016
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