Camila Fontes logo

Frutas natalinas

Quem não adora organizar uma bela mesa para a ceia de Natal, não é mesmo? Além dos pratos tradicionais que não podem faltar nessa refeição, como:  bacalhau, salpicão, peru, farofa, entre outros. A mesa também ganha um charme a mais se decorada com as frutas da estação Que tal conhecer quais são as frutas que estão com a produção em alta no Brasil nessa época do ano, e aproveitar não apenas melhores preços, como também, mais nutrientes e melhor sabor?

 

  1. PÊSSEGO

Apresenta substâncias antioxidantes, vitaminas A e C, e é fonte de alguns minerais como cálcio, ferro e magnésio. Além disso, possui bastante água em sua composição, fibras e carboidratos. O pêssego auxilia no funcionamento do intestino, aumenta a imunidade e faz bem para pele. É uma fruta pouco calórica – há cerca de 39 kcal em 100 g. Por isso, é uma boa opção para os lanches intermediários entre as refeições.

 

  1. AMEIXA

Ajuda a controlar a glicemia por apresentar um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados no sangue na forma de glicose. É rica em vitaminas C, A, K e complexo B, fibras solúveis e insolúveis, potássio, cobre, ferro, cálcio e magnésio. Essa fruta suculenta apresenta baixa caloria, uma unidade de ameixa fresca contém aproximadamente 30 calorias. As ameixas devem ser preferencialmente consumidas com casca, pois nela estão contidos boa parte dos nutrientes responsáveis por todos os benefícios da fruta.

  1. CEREJA

Contêm vários compostos fenólicos, e assim possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias. O principal antioxidante presente na cereja é a antocianina, com capacidade de reduzir os níveis de leptina (hormônio da fome), glicose, triglicerídeos, colesterol total e até do LDL (colesterol “ruim”).

Outra função super importante da cereja, é aumentar a qualidade do sono, isso ocorre por ser fonte do composto chamado fitomelatonina, precursor do hormônio melatonina, capaz de melhorar a duração do sono e sua qualidade.

Observação: Aquela cereja em calda, conservada com muito açúcar e afins não entra como um alimento funcional e todos os benefícios que citei aqui, ok?

  1. ROMÃ

É um alimento funcional com diversos benefícios a saúde, por ser rica em fitoquímicos, vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, na sua composição encontramos o ácido gálico como um potente hipoglicemiante importante na ação do diabetes

 

O ácido elágico com ação antioxidante que age na pele, deixando mais hidratada, sedosa, clara e luminosa.

 

  1. UVA

Na casca das uvas roxas encontramos substâncias como fenóis e flavonoides, sendo o mais conhecido o resveratrol, excelente aliado na prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares. A uva contém boa dose de vitaminas do complexo B, vitamina C e flavonoides que atuam como antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol.

Curiosidades: Quanto mais escura a uva contém mais resveratrol. A uva cabernet sauvignon é mais escura, portanto, é a que tem mais resveratrol;

  1. LICHIA

A fruta possui muitos nutrientes como as vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo para queimar umas gordurinhas, além de magnésio, cálcio e fósforo. Também é rica em vitamina C, boa para imunidade (gripes e resfriados) e cicatrização; cobre, importante para formação do colágeno da pele; e potássio, que ajuda na contração muscular e diminui a pressão arterial.

Além de tantos nutrientes, a lichia também possui carboidrato bom que libera pouca insulina, hormônio que atrapalha a perda de peso.

Gostou das informações

Curta, compartilhe e marque um amigo nos comentários para ver também

E lembre-se: quando fizer alguma das receitas em casa, marque o insta @clinica.camilafontes na foto pra gente ver, combinado? Bom apetite!

 

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Aloe Vera

Aloe e vera é uma planta da família das Liliáceas, mesma família do alho e da cebola. Bobosa é o

Leia mais »

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato