Camila Fontes logo

Mindful Eating

O Mindful eating é uma prática que leva o ato de comer a uma ação plena e consciente. 

É perceber no momento da sua refeição uma experiência que envolve sentidos, contato com texturas, aromas, sabores e cores. 

Tem como objetivo trazer através da atenção plena a consciência do que se leva a boca e suas escolhas alimentares desde a preparação até a finalização do prato, permitindo sair do piloto automático refletindo sobre os alimentos e com a proposta de comer sem exageros e com saúde pensando também num processo de emagrecimento sustentável. 

A prática do Mindful eating permite estar atento ao que acontece dentro e fora de você desenvolvendo assim um estilo de vida diferente. Podemos lembrar que essa prática originaria da meditação pode ser aplicada a qualquer outro tipo de atividade na vida. 

 

 

Vamos destacar alguns benefícios: 

  •  Propósito – as praticas de atenção plena tem um impacto positivo na saúde e bem estar e desta maneira incorpora-se ao proposito de vida reconhecendo os benefícios á saúde. 
  • Gatilhos emocionais – esta pratica é útil também porque facilita na identificação de questões emocionais vinculadas a alimentação como fome, saciedade, fome emocional e fome física. 
  •  Gerenciar emoções – sabemos que muitas pessoas canalizam para comida os sentimentos negativos e assim comem de mais ou de menos. Quando se aprende a respirar e manter a atenção plena no que se está fazendo conseguimos gerenciar melhor as emoções negativas e assimnão as deslocar para o ato de comer. 
  • Reação aos pensamentos – Ao invés de reagir aos pensamentos sobre comida, se aprende através desta prática a dominar esses pensamentos e não torna-los reativos, desenvolvendo uma resposta adequada, desvinculada do alimento. 
  • Digestão e mastigação – Desenvolvendo essa consciência o processo de mastigação correto facilita a digestão e assim contribui nos processos de emagrecimento e manutenção de peso. 

 

Algumas dicas para desenvolver o Mindful eating: 

  • Prepare-se para comer – preste atenção aos alimentos antes de comer e respire fundo. 
  • Desconecte-se à mesa – ficar longe do celular e televisão é fundamental para manter a atenção plena e se concentrar durante sua refeição. 
  • Sente-se à mesa de uma forma confortável – Tenha em mente que é uma experiência importante no seu dia. 
  • Delicie cada mordia e feche os olhos algumas vezes para observar através dos demais sentidos os sabores, texturas, cheiros, temperatura. 
  • Descanse os talheres e se alimente com calma, aprecie o entorno, o ambiente a companhia etc. 

Finalize contemplando e agradecendo pela refeição, exercer a gratidão pela experiência vivida a cada refeição faz com que se desenvolva sentimentos positivos diante do ato de comer sem se preocupar com calorias que é o que se foca muito nas dietas. 

Tem dúvidas? Quer mais informações? Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário. 

Gostou do texto? Compartilhe.  

 

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato