A palavra ansiedade é muito utilizada nos dias de hoje para descrever uma sensação de impaciência, um sentimento complexo, desagradável e incômodo que invade o ser humano e provoca não só sensações corporais como frio no estômago, dor de cabeça, falta de ar, suor excessivo, palpitações, mas também tremores e medo do desconhecido, um vazio ou um buraco existencial a ser preenchido. Com tanta coisa desagradável, me parece natural que o indivíduo queira descobrir um modo de conter o sofrimento.
Na tentativa de sair do desconforto causado pelas desagradáveis sensações psíquicas e corporais, a pessoa normalmente procura respostas para o que está sentindo, uma tarefa difícil já que ela não consegue identificar o que a deixa ansiosa e parece viver a maior parte do tempo assim. E com o passar do tempo é possível desencadear também uma enorme tristeza e a necessidade de isolamento, o que pode levar à a depressão.
É preciso trabalhar as questões que podem desencadear a ansiedade (autoimagem, dificuldade de relacionamentos afetivos e sociais, baixa autoestima) e suas consequências na vida. Como é possível lidar com a ansiedade?
Os sintomas de ansiedade podem ser considerados como transitórios (acontecer de forma isolada quando a pessoa relata “estar ansiosa”) ou parte da personalidade da pessoa (sente-se ansiosa na maioria das situações). Identificar alguns traços pessoais facilita o autoconhecimento e proporciona maior conforto emocional e corporal.
O processo de psicoterapia voltado para questões de ansiedade abrange diversos setores da vida: social, financeiro, afetivo, saúde e lazer. Quanto mais o ser humano conhece a si mesmo mais é capaz de lidar com o que sente, passa a perceber-se e evitar assim cair em armadilhas que mais parecem um ciclo vicioso.
Afinal, o que traz o sentimento de ansiedade à tona? O que desperta as sensações de ansiedade está dentro ou fora de cada um?
A Clínica oferece atendimento psicológico online com duração de 50 minutos, às quartas-feiras, das 13h às 17h, com a psicóloga Adriana Lopes – CRP 97305. Para agendamento e informações, entre em contato pelos canais de comunicação da Clínica.
Tem dúvidas? Quer mais informações? Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário.Gostou do texto?
Compartilhe.