Após o nascimento do bebê, uma enxurrada de mudanças ocorre na vida da puérpera. Além dos níveis de hormônio em desbalanço, a exaustão de cuidar do bebê recém-nascido é acompanhada de muitas noites mal dormidas.
É sabido que não é saudável para ninguém dormir menos que 7 horas por noite, mas nessa fase da vida muitas mães dormem bem menos que isso por vários meses seguidos.
Noites mal dormidas podem afetar no peso, na alimentação, e no funcionamento cognitivo. Por isso, é muito importante que a mulher nesse início da maternidade tenha uma rede de apoio que a ajude a cuidar do bebê para que ela possa descansar e dormir sempre que houver essa possibilidade.
Aproveitar o sono do bebê durante o dia, é uma boa alternativa para repor as horas de sono perdidas. Durante a madrugada, o trabalho pode e deve ser dividido com o parceiro que pode ajudar colocando o bebê para arrotar, ninando, trocando as fraldas etc.
O cuidado com a saúde da mãe é tão importante quanto com o bebê, então, se você tem alguém na família ou alguma amiga que teve ou terá bebê em breve, ofereça ajuda, esse pode ser o presente mais valioso nesse momento da vida.
Por: @nutri.nivea
Tem dúvidas? Quer mais informações?
Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário. Gostou do texto? Compartilhe.