Camila Fontes logo

Você já sentiu vergonha de voltar na consulta nutricional?

Sabemos que isso é algo comum, especialmente para aqueles que fizeram a primeira consulta e acreditam não ter conseguido seguir a dieta passada pelo nutricionista, em especial em tempos de muito estresse, ansiedade e insegurança.
Os pacientes acabam se sentindo mal, com medo de decepcionar o profissional, ou de se sentir fracassado/julgado, caso não tenham conseguido realizar ou seguir o que foi proposto. Isso acarreta inclusive em faltas no retorno das consultas e até no abandono do acompanhamento nutricional por completo.
Vamos lá? Vou comparar o nutricionista com outros profissionais da área da saúde e explicar o real papel dos nutricionistas:
Psicólogo: você pensa: “não evolui nesse ponto que ele tinha me proposto na sessão passada, então eu vou desmarcar”, ou pensa: “nossa, preciso muito de uma sessão com o meu psicólogo porque estou passando por um momento difícil”?
Você pensa no seu médico somente quando você está muito bem, tomando o remédio para controlar a pressão por exemplo, ou você lembra do médico nos momentos mais difíceis quando você não está bem?
Por que com o nutricionista é diferente? O profissional da nutrição é treinado e capacitado para compreender que existem motivos pelos quais as coisas podem, às vezes, acabar saindo do planejado, ou que seu momento pode não ser o mais propício, o profissional inclusive pode facilitar o processo através de técnicas desenvolvidas para cada paciente, afinal, sabemos que nem tudo funciona da mesma forma para todos. O atendimento em nutrição é também um processo que vai se ajustando à necessidade de cada pessoa.
O nutricionista não irá te julgar, muito pelo contrário, esse é o desafio que ele aceitou, e juntos irão reformular o que for necessário e talvez ajustar as suas expectativas sobre o processo.
O profissional da nutrição está ali para te guiar e orientar, abrir novos caminhos e possibilidades para uma mudança em sua vida, em seu comportamento alimentar e em sua saúde. Portanto, não se sinta culpado caso não tenha conseguido os resultados esperados, fale com seu profissional, ajuste novamente a dieta, a rotina, e coloque pequenas metas, vá aos poucos entendendo como você funciona e quais são os seus limites. Permita-se viver o processo com erros e acertos, porém não perca de vista sua saúde e seus objetivos.
Agende a sua consulta e vamos juntos em busca de saúde.

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato