Camila Fontes logo

Celulite e alimentação

A celulite é o resultado de uma série de eventos inflamatórios que envolvem os tecidos adiposo e subcutâneo e pode levar a alterações na textura da pele e resultar em um efeito visual não desejado (casca de laranja). É uma manifestação muito comum, que acomete principalmente as mulheres. A etiologia da celulite é pouco clara, mas apresenta relação com fatores ambientais, hormonais e genéticos. Alguns fatores capazes de potencializar o aparecimento da celulite são: consumo de álcool, sedentarismo, tabagismo, estresse, alimentação com altos teores de gorduras saturadas e sal, uso de anticoncepcional e gravidez (por conta dos hormônios), além de obesidade e sobrepeso.

Para combater e prevenir a celulite é indicada uma alimentação com nutrientes necessários para melhorar a inflamação dos tecidos envolvidos e com foco na redução do tecido adiposo, promoção da formação de colágeno, redução de processos oxidativos e reparo ao dano celular.

Estratégias e nutrientes para o tratamento ou prevenção da celulite:

– Proteínas, vitamina C, vitamina B12 → Melhora na síntese de colágeno

– Fibras, hidratação, ômega 3 → Controle da inflamação

– Déficit calórico moderado → Redução do tecido adiposo

– Incentivar o treino de força, adequar o aporte de proteína → Aumento do tônus muscular

#celulite #alimentaçãosaudavel #saude #vitaminas #saudedamulher #nutricionista

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Shake proteico

Uma boa opção após os treinos são os shakes proteicos, podendo ser feitos com uma infinidade de variações e frutas.

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?