Camila Fontes logo

Como não deixar o inverno sabotar a sua alimentação

Basta o tempo esfriar para aumentar a sua vontade de consumir alimentos calóricos e gordurosos? Não se preocupe, pois é normal sentir mais fome nessa época, já que o metabolismo fica acelerado para tentar manter a temperatura corporal. Porém, se você pretende manter uma alimentação saudável durante o inverno, é preciso ter o mínimo de planejamento e organização (pode eleger um dia da semana para fazer isso), variar as refeições e dar preferência a alimentos sazonais para ter opções nutritivas à sua disposição.

Confira algumas dicas saudáveis, deliciosas…e que aquecem o corpo e a alma:

  • Sopa: combina com inverno, não é mesmo? Porém devemos ter atenção à composição e tamanho das porções (cerca de 300ml é o ideal). Substituir salada com proteína grelhada por uma sopa composta por verduras, proteínas magras (frango desfiado, patinho, coxão mole, alcatra), legumes (chuchu, abobrinha, cenoura, cebola, aspargos, palmito, abóbora etc.) e temperos naturais pode ser uma ótima opção para os jantares em noites frias. Se preferir uma alternativa com maior oferta proteica, acrescente uma proteína de origem vegetal como feijão, grão de bico, lentilha ou ervilha.
  • Chá: seu consumo torna-se especialmente atrativo no inverno e ainda pode gerar efeitos positivos no organismo. Existe uma variedade enorme de chás indicados para vários objetivos, como por exemplos os que acalmam (maracujá, melissa, mulungu, camomila), os estimulantes (chá mate, chá preto e chá verde), os digestivos (alecrim, hortelã, espinheira santa), e os diuréticos (cavalinha, dente de leão, hibisco). Vale lembrar que os chás estimulantes e diuréticos devem ser tomados até 17h, e os calmantes à noitinha.
  • Chocolate quente: para preparar essa bebida de forma mais saudável e menos calórica, utilize chocolate com pelo menos 70% cacau e leite desnatado ou vegetal (coco, amêndoas ou aveia). E se você gostar finalize com canela em pó
  • Frutas: experimente consumi-las aquecidas e acrescente canela. Algumas sugestões para tornar esse hábito ainda mais gostoso são: fatias de abacaxi grelhadas com óleo de coco, banana aquecida com flocos de quinoa, maçã ou pera cozidas no vapor com um pouquinho de mel.

Tem dúvidas? Quer mais informações?

Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário. Gostou do texto? Compartilhe.

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato