A posição correta durante a amamentação garante eficiência na sucção e ganho de peso adequado ao bebê, além de evitar possíveis lesões nas mamas. Especialista em nutrição materno-infantil, Andrea Trench mostra como identificar se a pega está acontecendo de maneira correta, lembrando que mãe e bebê devem estar em posição confortável para que o bebê não precise virar a cabeça para abocanhar a mama:
- a boca do bebê deve estar bem aberta;
- as bochechas devem estar bem arredondadas;
- o queixo do bebê deve encostar no seio da mãe;
- o lábio inferior do bebê deve estar voltado para fora;
- o bebê deve abocanhar toda ou a maior parte da aréola;
- é possível ouvir o som e ver o bebê deglutindo.
A pega incorreta durante a amamentação pode ocasionar fissuras no seio, mastite e diminuição na produção de leite, o que leva muitas mães a interromperem o aleitamento materno exclusivo, recomendado até o sexto mês de vida do bebê. Se no momento da amamentação o bebê fica irritado, mama pouco tempo e em questão de minutos já sente fome novamente é bem provável que a pega está inadequada.
Procure um profissional qualificado para te orientar nesse momento, o apoio e experiência são fundamentais para o sucesso da amamentação. Converse com um(a) pediatra, obstetra ou nutricionista materno-infantil para que a amamentação traga todos os benefícios dela esperados tanto para a saúde física quanto para a criação dos vínculos afetivos entre você e seu bebê.