A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas quando comemos algo rico em glicose (açúcares, doces, bolos, pães…). Ele é liberado para estabilizar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
A insulina age na célula como uma fechadura: abre a porta para a glicose entrar para converter em energia. Quando ela não consegue “abrir a porta” significa que você tem resistência à insulina, ou seja, você a produz, mas ela não desempenha seu papel e o açúcar que não entra na célula fica solto pelo organismo e é convertido em gordura, que se acumula principalmente na região abdominal.
Como regular a insulina:
• Reduza o consumo de carboidratos refinados e açúcar. Melhore o consumo de legumes, vegetais, proteínas e boas fontes de gordura
• Consuma alimentos ricos em fibras como os integrais e frutas com a casca
• Nos lanches intermediários, troque biscoitos, bolos e pães por sementes oleaginosas como amêndoas, castanhas, de abóbora ou girassol.
• Use e abuse da canela, pois ela reduz os níveis de açúcar no sangue. Chás. salpique em frutas.
• Uma suplementação adequada: ômega 3, Vitamina D, Mio inositol, probiótico ( com orientação de um profissional)
• Consuma chá verde 2x/dia. Ele é rico em epigalatocatequina galato, que ajuda a regular os níveis de glicose e proteger as células pancreáticas, as responsáveis pela produção de insulina.
RECEITA:
Ingredientes: 1 rama de canela + 1 colher (sopa) de chá verde + 2 lascas de gengibre + 1 litro de água.
Coloque a água e a rama da canela e o gengibre em uma panela de tamanho médio e leve ao fogo. Quando começar a ferver, acrescente o chá verde, desligue e mantenha abafado por 5 minutos. Coe o chá e ele estará pronto para ser consumido.
Por @cahfontes
Tem dúvidas? Quer mais informações? Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário.
Gostou do texto? Compartilhe.