A falta de tempo realmente é algo em que acaba servindo de justificativa para não realizar projetos e cumprir com nossas obrigações e compromissos, tanto de trabalho quanto pessoais, não é mesmo?
Se essa idéia fosse verdadeira, somente os desocupados teriam sucesso e teriam tempo para tudo.
A verdade é que nós não construímos a vida que queremos economizando tempo. Construímos a vida que queremos e o tempo se economiza por si só.
Vamos destacar alguns aspectos que nos ajudam na gestão do tempo:
Identifique as causas da falta de tempo
Reflita sobre quais são os motivos que fazem você estar sempre atrasado para tudo ou mesmo deixar de entregar seus compromissos dentro do previsto. Alguns exemplos são: hábitos, cultura familiar, desorganização, excesso de responsabilidade, tarefas, procrastinação.
Organização Pessoal
Utilize uma agenda e anote todos os seus compromissos semanais, mensais e até mesmo aqueles anuais que já estão marcados e invista numa organização assertiva. Não assuma mais de um compromisso ao mesmo tempo.
Elimine Distrações
O whatsApp e as redes sociais são ferramentas interessantes de comunicação, mas também alguns dos maiores focos de distração dos profissionais e das pessoas de modo geral.
Defina metas e objetivos
Ter desafios e alvos a serem conquistados é muito importante para que a pessoa se conecte com algo maior e comprometa-se verdadeiramente em realizar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Torne a organização um hábito
Essa é uma dica importante: deixar que a organização faça parte da sua rotina e acabe se tornando um costume constante. Para isso, procure guardar seus objetos de trabalho em seus devidos lugares assim que terminar de usá-los e, principalmente, deixar seu ambiente arrumado ao fim de cada expediente.
Planeje suas atividades diárias
Planejamento é uma palavra fundamental.Todos os dias busque administrar o seu tempo separando suas tarefas entre importantes, urgentes e circunstanciais. Isso evitará que você se perca em meio a tantas coisas a fazer e lide melhor com seus prazos e metas sabendo o que executar primeiro.
Priorize as atividades do dia
Para uma melhor gestão do tempo, liste as suas atividades do dia e priorize aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados. Saiba delegar tarefas.
Evite a procrastinação
Deixar para fazer depois… Essa é uma grande mania que temos quando a tarefa nos assusta um pouco. Identificar o motivo é o primeiro passo. Pode ser algo fácil de fazer e estamos com medo de começar. Daí vem a procrastinação. É preciso focar nos benefícios para superar os esforços. Uma dica é pensar na tarefa já executada e quantos benefícios ela trará, começando devagar, com passos menores. Quando perceber já estará cumprida.
Elabore Listas
Listas são úteis para que o colaborador visualize suas tarefas durante o dia de trabalho e se mantenha organizado. Procure sempre se organizar diariamente, seja em uma tabela no papel, um rascunho ou até mesmo via caminhos mais modernos como um aplicativo de celular ou um site que faça essa organização para ajudar você.
Siga estas dicas e você iniciará um caminho diferente de planejamento e execução de tarefas.
O coaching de vida é um trabalho que te ajuda muito na identificação e promoção de movimentos para a ação.
Tem dúvidas? Quer mais informações? Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário.
Gostou do texto? Compartilhe.
Carmen Adell
Psicóloga e Life Coach