Camila Fontes logo

Os benefícios das oleaginosas

Você tem o hábito de consumir oleaginosas? Se sua resposta for NÃO, vou te contar os benefícios de seu consumo.
Evidências apontam que as oleaginosas trazem benefícios à saúde por minimizar o risco de desenvolvimento de doenças ateroscleróticas, hipertensão, diabetes, câncer, hipercolesterolemia e síndrome metabólica. As oleaginosas apresentam efeitos favoráveis à redução do colesterol total, LDL-c, triglicerídeos e dos índices aterogênicos, além de elevar a concentração de HDL-c, e de serem ricas em vitaminas e minerais como magnésio e vitamina E.
Amêndoa: rica em antioxidantes, vitamina E e vitamina B1, auxilia na melhora da digestão, aumenta a concentração e é protetora cardíaca.
Noz: é a oleaginosa com maior quantidade de antioxidantes, fortalece o coração devido sua alta quantidade de ômega-3, possui também vitamina E e ácido fólico.
Amendoim: protetor cardíaco, auxilia na diminuição de LDL-c, possui ação antioxidante e possui também substâncias que previnem o câncer como o resveratrol e a vitamina E. Lembrando que não é qualquer amendoim que deve ser consumido, evite aqueles com muito sal, corantes e adoçados; dê preferência para o sem sal e sem pele.
Castanhas de Caju e do Pará: são fontes de fósforo, magnésio e potássio; ricas também em selênio, auxiliam na prevenção de depressão por aumentarem a serotonina no organismo.
Viu quantos benefícios as oleaginosas podem trazer para sua saúde? Porém tome cuidado com a quantidade, pois apesar de ricas em benefícios são de alta caloria. Consulte sua nutricionista para saber qual a porção é mais adequada para você!

Por @nutri.beatrizr
Tem dúvidas? Quer mais informações? Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário.
Gostou do texto? Compartilhe.

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato