Camila Fontes logo

Reprogramar a mente para emagrecer

O método de coaching trabalha com PNL (Programação Neurolinguística) e Neurociência, o que torna possível reprogramar a mente para emagrecer por meio de estratégias e aplicação de ferramentas específicas.

O processo ajuda a manter o foco na dieta e na atividade física de forma constante. Dessa forma a alimentação saudável e os exercícios passam a ser um hábito natural no dia-a-dia, o que favorece a manutenção do peso adequado e sustentável, evitando o conhecido efeito sanfona.

Para reprogramar a mente é necessário identificar hábitos ruins e trocá-los por uma rotina mais saudável, mas que também seja prazerosa, para que permaneça.

Alguns critérios trabalhados:

Acreditar que é capaz

Acreditar realmente que é capaz de perder peso e mudar o estilo de vida é necessário para deixar o cérebro predisposto a encarar os desafios e a alcançar o sonho desejado.

Fazer acompanhamento psicológico

O acompanhamento com psicólogo(a) ajuda a entender quais os motivos de uma alimentação sem controle e do ganho de peso excessivo, que muitas vezes podem ser consequências de problemas na infância ou com relacionamentos.

Relembrar e valorizar cada conquista

Valorizar e manter o foco em cada conquista, mesmo que pequena, gera estímulo e motivação para continuar buscando e atingindo melhores resultados.

Focar na atividade prazerosa além da necessidade

Quando se pratica atividade física, por exemplo, é importante focar na sensação de prazer e de missão cumprida que o exercício traz, e não apenas na aparência ainda indesejada no espelho.

Lembrar que cumprir bem a dieta e os treinos traz uma sensação boa para o organismo ajuda a manter escolhas positivas com maior facilidade. Boas memórias fazem surgir o desejo de repetir aquela ação e, após algum tempo, essa repetição se tornará um hábito.

Praticar novos padrões de comportamento

É natural o cérebro gostar de rotinas e criar padrões de hábitos para ações que se repetem com frequência e que trazem sensação de prazer ou de conquista. No entanto, é preciso ter cuidado porque o cérebro também cria padrões de repetição automática para ações que não são saudáveis, como comer em excesso e ter preguiça de se exercitar.

Portanto, é importante iniciar a dieta e a atividade física tendo determinação para seguir de forma correta o que foi planejado por pelo menos algumas semanas, pois quanto mais tempo uma ação é repetida, mais ela se torna automática para o cérebro e mais fácil será mantê-la naturalmente na rotina diária.

Estabelecer metas reais

É importante para gerar um ciclo de pequenas vitórias (mini metas) que juntas trarão mais estímulo e determinação para conquistar o objetivo final.

Tem dúvidas? Quer mais informações? Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário.

Gostou do texto? Compartilhe.

 

Carmem Adell- Coaching & Psicóloga CRP 06/28011-6

@carmen_adell_coaching

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Bruschetta de berinjela

Essa receita é muito versátil, pois pode ser servida como entrada ou até mesmo como acompanhamento para uma carne, por exemplo.     Ingredientes:  1 berinjela

Leia mais »

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato