Camila Fontes logo

A autorresponsabilidade como fator primordial no processo de emagrecimento

Quando alguém assume o compromisso de eliminar peso existe a escolha de valorizar e priorizar o bem mais precioso que existe: a saúde, porém muitas pessoas ainda focam apenas na parte estética e assim não trabalham questões internas para sustentação do peso ideal. Vale lembrar que toda mudança e transição gera desconforto, mas a questão aqui é fazer as escolhas mais importantes para ter uma vida saudável.

 

É comum adiar o momento de iniciar mudanças importante… às vezes, existem tentativas de seguir caminho, mas a desistência chega após algum tempo. Em outras ocasiões, quando se decide seguir um programa de qualidade de vida, e por consequência chegar a um peso ideal, é comum buscar uma solução mais fácil e rápida porque vivemos em uma cultura de imediatismo, onde existe uma solução mágica para tudo.

 

Não assumir as próprias escolhas pode ser um caminho perigoso demais quando se trata da saúde. Não há como buscar fora uma solução que depende de um compromisso interno. Emagrecer é se libertar do que é nocivo e isso vale para os alimentos, mas pode ser levado também para as relações ruins e comportamentos que necessitam de mudanças. 

 

Muitas vezes a solução está em aprender a dar limites a si mesmo, a respeitar o próprio tempo, a se colocar para o outro e até a deixar que questões que se acumularam no transcorrer do tempo sejam liberadas. Emagrecer é um processo que exige empenho, um verdadeiro compromisso com o bem-estar. É preciso estar aberto para mudar comportamentos que vão além de hábitos alimentares, que englobam ações onde aparece o comportamento imediatista, ansioso, estressante e que causa dor.

 

Trabalhar a relação com a comida e fazer uma reinterpretação do significado e prazer em comer requer compreender que o alimento deve servir para nutrir e manter seu o corpo. Quando o alimento se torna a justificativa habitual para sair de várias situações ou para preencher vazios emocionais é um alerta para buscar autocuidado e respeito por si mesmo.

 

Autorresponsabilidade – esse é o caminho que deve ser trilhado, afinal ter saúde depende de bons hábitos e somente você pode se dar esse presente. Também cabe a você iniciar essa jornada com a consciência de não terceirizar essa responsabilidade, ou seja, não colocar justificativas sobre outras pessoas ou circunstâncias da vida.

 

Carmen Adell

@carmen_adell_coaching

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato