Primeiramente é preciso fazer algumas considerações importantes para que você estabeleça metas no seu processo de emagrecimento e alcance resultados assertivos, pois muitas pessoas iniciam uma programação de exercícios e planejamento alimentar, mas param logo:
- razões como ansiedade e frustração por não obter os resultados esperados no início são a causa mais frequente dessa interrupção. Portanto, ter consciência de que os resultados não virão de uma hora para outra é o primeiro passo para o sucesso do plano.
- para que você atinja seu objetivo é preciso ter foco e disciplina, além de disposição para mudar – deixar hábitos e padrões antigos de pensamento para trás;
- não se pese todos os dias; não foque no número da balança, que é apenas um dos critérios de avaliação e pode gerar ansiedade. Para obter o quadro completo é necessária a realização de exames de análises clínicas e da bioimpedância que mostra com precisão a quantidade de água, minerais, gordura visceral e massa magra (músculo).
Para emagrecer, assim como para atingir qualquer outro objetivo é preciso estabelecer metas – saber onde quer chegar e em quanto tempo – para não comprometer o processo. E para te auxiliar a construir suas metas, listamos alguns passos:
- consultar um(a) nutricionista;
- estabelecer uma meta atingível;
- montar um plano de ação passo a passo;
- ter claro quantos quilos está pesando e quantos quer pesar;
- estabelecer uma data para estar no peso desejado;
- construir mini metas (dividir a quantidade de quilos a ser eliminada por semanas, você terá uma meta menor por semana e assim será motivador e te incentivará cada dia mais).
- anotar as informações acima em local visível;
- ser fiel e disciplinado(a);
- compartilhar sua meta com a família;
- construir um estilo de vida saudável;
- tornar seu ambiente compatível com seu objetivo (ex.: despensa e geladeira abastecidas com os alimentos que estão dentro do planejamento alimentar);
- determinar um prazo para cada nova ação;
- procurar orientação de profissional de educação física para treinar de maneira adequada;
- pensar na possibilidade de contratar um coach ou psicólogo para ter suporte na parte emocional durante e após essa jornada;
- ajustar horários para criar uma rotina (planilhas, agendas etc.);
- preencher um diário com a sua alimentação, pensamentos e sentimentos que mais se evidenciaram no dia;
- identificar as atividades ou itens que precisem de mais atenção e, se necessário, refazer o planejamento;
Não faça do projeto de emagrecimento um peso em sua vida. Abrace essa experiência e sinta-se orgulhoso(a) quando compartilhar o sucesso da jornada: você será admirado(a) por ter avançado a um novo patamar.