Camila Fontes logo

Como montar um prato na introdução alimentar?

Quando chega o momento da introdução alimentar dos bebês, as famílias geralmente têm dúvidas e dificuldade na montagem do prato, tanto no aspecto de composição (o que se deve oferecer ao bebê) quanto na quantidade.

As primeiras refeições devem ser equilibradas e conter um pouquinho de cada grupo alimentar: carboidrato, proteína, vitaminas e minerais. Tudo temperado com temperos naturais como cebola, alho, alecrim, salsinha, cebolinha etc. Mas nada de sal até o primeiro ano de vida hem?

O ideal, é que cada grupo alimentar esteja separado do outro no prato e a quantidade não deve ultrapassar a 1 colher de sopa de cada um deles. Dessa forma, o bebê irá conhecer o sabor individual de cada alimento e suas diferentes texturas.

Como você deve imaginar, bebês de 6 meses a 1 ano possuem o estômago muito menor que o nosso, então, não espere que eles consigam “raspar o prato”. Os bebês possuem um mecanismo de saciedade muito bem estabelecido e isso deve ser respeitado sem forçar ou chantagear para que comam além do necessário. Lembre-se: cada bebê é único, então não gere grande expectativas em relação a introdução alimentar!

Por: @nutri.nivea

Tem dúvidas? Quer mais informações?

Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário. Gostou do texto? Compartilhe.

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato