Camila Fontes logo

Controlando o colesterol com a alimentação

Colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado, fundamental para a síntese dos hormônios sexuais, cortisona, vitamina D, e ácidos biliares que atuam na digestão e absorção das gorduras no intestino. Entre 70 e 80% do colesterol circulante no sangue é fabricado pelo nosso corpo e de 20 a 30%, obtido por meio da alimentação.

 

QUAIS OS TIPOS DE COLESTEROL?

 

  • HDL: benéfico ao organismo, responsável por retirar o colesterol das artérias para posterior metabolização hepática (no fígado).

 

  • LDL: tem a função de transportar o colesterol do fígado e depositá-lo nas artérias. Quando em excesso é prejudicial ao organismo, pois acaba acelerando o processo de aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias do coração) e aumentando o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame).

 

Além dos vários tipos de colesterol, os triglicerídeos, também produzidos no fígado, são gorduras que servem como reserva de energia, e a elevação de nível pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

 

A boa notícia é que já foram identificados alguns alimentos que podem auxiliar ou prejudicar os níveis de colesterol:

 

Alimentos a serem evitados Alimentos a serem consumidos
Pastel Azeite extravirgem
Salgadinhos Aveia
Batata frita Peixes
Muçarela Abacate
Cheddar Linhaça
Parmesão Chia
Bolachas recheadas Castanhas
Sorvetes Feijão
Biscoito de polvilho Morango
Salsicha Amora
Salame Framboesa
Linguiça Mirtilo
Bacon Soja orgânica
Pele de frango Chocolate amargo

 

Obs.: Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicação para o controle dos níveis de colesterol. Procure um médico para avaliar a necessidade e indicar o melhor tratamento.

 

 

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Pão com o que?

Nutri, estou enjoada de comer ovo, e agora? Temos algumas opções bem interessantes acompanhadas do querido pãozinho, confira! Opção 1:

Leia mais »

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato