A ação de crer exerce um fator limitante quando se acredita em uma possibilidade ou verdade absoluta que pode, de fato, não ser real.
As crenças limitantes exercem um papel fortíssimo em nosso cotidiano: bloqueiam certas atitudes e podem impedir que o indivíduo se desenvolva em diversas áreas da vida.
Para o emagrecimento acontecer e se sustentar é importante identificar quais são as crenças limitantes nesse processo e modificá-las.
Exemplos de crenças que limitam seu emagrecimento:
- Desde bebê eu sou gordinha(o).
- A obesidade já está no meu DNA.
- Lá em casa todo mundo é gordo, come muito, fica difícil emagrecer.
- Eu não consigo me controlar diante da comida.
- Eu acho chato fazer atividade física.
- Eu não consigo emagrecer.
Como podemos perceber na listinha acima, diversas crenças são adquiridas (fatos observados no ambiente familiar, comparações entre irmãos que fizeram com que determinados conceitos se tornassem fixos), outras impostas pela sociedade e algumas vivenciadas no decorrer da vida.
Muitas vezes é necessário trabalhar essa dinâmica junto a um profissional habilitado, como psicólogos ou coaches, para a identificação e libertação dessas crenças limitantes. Mas você pode começar assim:
- anote todas as crenças que passam por sua cabeça, geralmente negativas e contrárias à disciplina necessária para alcançar peso e qualidade de vida desejados.
- Formule perguntas do tipo: esta crença tem fundamento? Tem evidências?
- Quais são as consequências de cultivar essas crenças? Elas me ajudam?
- Rebata essas convicções e formate crenças positivas e fortalecedoras que certamente impulsionarão para o efetivo emagrecimento.
Seguindo essas dicas, você construirá um novo repertório de ação e sua força cognitiva te levará ao sucesso em sua meta de emagrecimento.
Carmen Adell
@carmen_adell_coaching