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É seguro meu filho ser vegetariano/vegano?

A infância é um período único, em que formamos boa parte dos nossos hábitos, inclusive os hábitos alimentares. A nutrição é essencial para o desenvolvimento e crescimento dos bebês e crianças, e a garantia de uma alimentação saudável é peça chave para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
A alimentação vegetariana pode ser seguida em todos os ciclos de vida, inclusive na gestação, lactação e infância, desde que bem planejada e nutricionalmente adequada, promovendo benefícios à saúde, prevenindo doenças.
Vale ressaltar que, com qualquer dieta ou alimentação, o acompanhamento profissional é sempre bem-vindo. Todos os elementos necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável podem ser garantidos com uma alimentação vegetariana estrita, exceto a vitamina B12 que pode ser suplementada.
Cada vez mais famílias optam pela alimentação vegetariana, inspiram e ensinam os propósitos de vida a seus filhos e há ainda muitas crianças que escolhem não comer carne por conta própria, fazendo com que os pais aprendam novos valores e um novo estilo de vida.

Aqui deixo 3 dicas importantes para complementar uma alimentação vegetariana:

• ofereça sempre uma fruta critica (laranja, mexerica, abacaxi, kiwi, morango) após o almoço e jantar, para aumentar a absorção de ferro não heme;

• inclua 1 colher de chá de óleo de linhaça ou chia no pratinho (almoço e jantar) como fonte de ômega;

• sempre oferecer cereal ( aveia, milho, arroz, quinoa), e leguminosa (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) no almoço e jantar, procurando variar os tipos ao longo da semana para que a criança tenha acesso a todos os aminoácidos.

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