Você já parou para pensar se está realmente satisfeito com a vida que leva? Essa reflexão contribui para identificar em quais aspectos não têm obtido sucesso e investir nas soluções mais adequadas para alcançá-lo.
Diferentes áreas da vida afetam a forma como encaramos as mais diversas situações, sejam pessoais ou profissionais, e a maneira como atingimos a nossa realização pessoal.
A Roda da Vida é um dos métodos mais tradicionais de avaliação pessoal que garante uma visão sistêmica da vida, permitindo analisar com mais detalhes todas as áreas que a compõem. Entre as mais comuns estão:
• pessoal – desenvolvimento intelectual, saúde e disposição, equilíbrio emocional;
• profissional – realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social;
• relacionamentos – família, desenvolvimento amoroso, vida social;
• qualidade de vida – criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade, espiritualidade.
Quando o cliente atribui um percentual de satisfação para cada campo de sua vida, eles são representados como fatia, cujo tamanho tem a mesma proporção do valor, formando um gráfico “pizza”. Sendo assim, a importância da Roda da Vida está na possibilidade que ela oferece às pessoas de enxergarem com profundidade os pontos de suas vidas: os que estão bem e precisam permanecer, e aqueles que devem ser trabalhados para que a satisfação interna e externa cresça cada vez mais.
Desta forma, o indivíduo que se permite encarar este processo, deixando o medo de lado, passa a, automaticamente, trabalhar o autoconhecimento, essencial para conseguir viver em harmonia com o universo e com a gente mesmo.