Camila Fontes logo

Granola caseira

A granola é uma mistura de cereais, grãos, oleoginosas e frutas secas, muito consumida com frutas, iogurtes ou adicionada no leite. A granola é um alimento rico em fibras que auxilia na saciedade e no funcionamento intestinal. Embora a base da granola sejam os cereais, grãos, oleoginosas e frutas secas os ingredientes variam de acordo com os tipos e marcas. Outra questão bem variável nas marcas é a quantidades de açúcar contido nas mesmas, salvo as que informam que não contem adição de açúcar, as demais variam consideravelmente, para confirmar essa informação não basta apenas observar a tabela nutricional e sim observar também a lista de ingredientes. A lista de ingredientes expressa tudo que há no produto sendo listada em ordem decrescente.

Uma forma de escolher uma granola mais saudável é observar a quantidade de açúcar que ela contém, para isso é preciso saber que o açúcar possui várias denominações como açúcar cristal, maltodextrina, açúcar mascavo, açúcar invertido, mel, melado, extrato de malte, glicose, dextrose, maltose.

Existem opções de granola que não recebem açúcar extra, apenas o açúcar contido nos ingredientes, estas possuem a informação “sem adição de açúcares” no rótulo, sendo elas as opções mais saudáveis.

Ler a lista de ingredientes é a maneira mais simples e fácil para conhecer o que está sendo consumido, nomes estranhos e uma lista longa denominam um produto mais processado e menos saudável.

Já fez sua própria granola? Te garanto que é um caminho sem volta!

 

Ingredientes:
• 1 xícara de aveia em flocos grossos
• 1 colher de sobremesa de óleo de coco
• 1 colher de sopa de mel
• 1 xícara de castanha de caju sem sal
• 1 xícara de amêndoas
• ½ xícara de semente de abóbora sem casca
• ½ xícara de gergelim
• ½ xícara amendoim sem casca
• ½ xícara de uva passa
• ½ xícara de cranberry desidratado
• ¼ de xícara de canela em pó

 

Modo de preparo:

Misture a aveia, o óleo de coco, xilitol, o mel, canela a seu gosto em uma assadeira e leve ao forno baixo por cerca de 20 minutos.
Coloque os outros ingredientes em um outro recipiente. Retire a aveia do forno, misture com esses ingredientes e leve ao forno novamente para dourar. Ao retirar do forno, espere esfriar e adicione cranberry e uva passa.

 

Gostaram? Quando fizerem marque o insta @clinica.camilafontes na foto pra gente ver, combinado? Aproveite!!

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Pão com o que?

Nutri, estou enjoada de comer ovo, e agora? Temos algumas opções bem interessantes acompanhadas do querido pãozinho, confira! Opção 1:

Leia mais »

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato