Aos 12 meses a criança já está comendo a comida da família, já passou pela introdução alimentar e provavelmente estará fazendo todas as refeições sólidas (café da manhã, almoço, jantar e lanches) com evolução da consistência dessa comida para pedacinhos um pouco maiores do que antes.
Então após 1 ano de idade, é hora de introduzir novos alimentos, novas texturas, cores, preparos.
Alguns alimentos ainda devem ser evitados, principalmente se tiver histórico de alergias, sensibilidade ou intolerância a algum deles na família, como:
- açúcar
- amendoim
- café
- conservas (picles, azeitonas, champignon)
- frutos do mar (camarão, lagostas, caranguejos, siris)
- condimentos muito fortes (pimenta, curry)
- embutidos, processados (linguiça, salame, salsicha, peito de peru, presunto)
- farinhas refinadas
- alimentos prontos e processados
Pode-se nesta fase oferecer pães, bolos, macarrão (com moderação), desde que sejam integrais e com farinhas mais nutritivas, como a aveia e sem deixar de oferecer em maior quantidade, os vegetais.
É interessante que não complemente as refeições principais com iogurte ou leite para não prejudicar a absorção de outros nutrientes.
É hora de encorajar a criança a ter autonomia, escolher alguns alimentos no prato (entre opções saudáveis, claro), comer “sozinho” com talheres.
Para garantir a alimentação adequada nessa fase é importante que haja acompanhamento de um nutricionista materno infantil para que seja ofertada uma alimentação balanceada e que supra todas as necessidades dessa criança.
Tem dúvidas? Quer mais informações?
Gostaria de sugerir um assunto para os próximos textos? Deixe seu comentário. Gostou do texto? Compartilhe.