Camila Fontes logo

Introdução alimentar: Método BLW

Baby-Led Weaning ou BLW significa “desmame guiado pelo bebê, título do livro de Gill Rapley lançado em 2008. Esse método de introdução alimentar consiste em deixar o bebê a partir de seis meses fazer o desmame naturalmente enquanto experimenta alimentos de forma independente, utilizando as mãozinhas para pegar as opções e levá-las à boca.

Como funciona? O bebê é posicionado à mesa onde diversos tipos de alimentos – os mesmos da introdução alimentar convencional, mas apresentados de outra forma – serão oferecidos para ele se servir à vontade (nada de papinhas servidas com colheres). Dessa maneira ele poderá explorar as diferenças de sabor, odor, textura, cor, formato. O resultado é que ele vai comer mais e mamar menos progressivamente, desenvolver músculos faciais e habilidades motoras, e conquistar confiança e autonomia.

Alimentos mais duros devem ser levemente cozidos para que se tornem macios e facilitem a mastigação; e as carnes, que no início serão apenas chupadas pelos bebês, cortadas em pedaços grandes. Para começar o processo, o ideal é que os pedaços dos alimentos sejam do tamanho punho do bebê, e com o passar do tempo, diminuírem. Água pode ser oferecida, mas o leite materno já hidrata o seu bebê!

Lembre-se de deixar seu bebê sempre apoiado e ereto para se alimentar. Evite castanhas, amendoins, pipoca e frutas com sementes grandes que podem levá-lo a se engasgar. Nunca o deixe sozinho no momento da refeição. Tenha paciência e respeite o tempo dele.

Se você quiser saber mais sobre este método ou outras formas de introdução alimentar, consulte um nutricionista materno-infantil.

 

Baixe nosso e-book de receitas deliciosas gratuitamente para uma vida mais saudável!

Veja outros artigos

Vamos conversar?

Ficou com alguma dúvida, ou deseja marcar uma consulta?
Entre em contato